quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Coral Betel no Shopping Butantã

Dia 14 de dezembro, às 19:30, o Coral da Igreja Presbiteriana Betel, realizou mais uma apresentação. E desta vez, em um dos locais de compras mais prestigiados da cidade, o Shopping Butantã.

Enquanto muitos estavam apenas interessados em fazer compras, outros puderam ouvir a mensagem cantada do Evangelho. É uma pena que o Natal, há muito passou a ser uma festa meramente cultural e comercial, despida de qualquer siginificado religioso.

O Coral propôs uma outra possibilidade às pessoas que estavam simplesmente comprando e vendendo: ouvir que o sentido verdadeiro e essencial do Natal é a vinda do Cristo, o Filho de Deus, encarnado em Jesus.

Se você quiser apenas ver as fotos, clique aqui. Mas se sua intenção é tê-las no seu computador, clique aqui (4 MB)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Coral/Palestras no CEI Olga Benário

Mais uma vez este BLOG está desatualizado. Desde o último post sobre o Judah, já aconteceu muita coisa conosco aqui em SP.

A última notícia é o do evento no Centro Educacional Infantil Olga Benário, escola pública do bairro do Campo Limpo na região metropolitana de SP. O Coral da IP Betel foi convidado para cantar lá na comemoração do encerramento do ano letivo. Mas não só cantaram; muitos irmãos da Igreja se mobilizaram e fizeram uma peça evangelística para as crianças. Além disso a igreja se dispôs a dar algumas palestras aos pais: o pastor Fernando falou sobre criação de filhos; a Cássia, superintendente da Escola Dominical, falou sobre comunicação no lar, e eu falei sobre o relacionamento conjugal, especialmente na questão do sexo.

Foram excelentes as oportunidades de compartilhar acerca de Jesus, afinal, todas as palestras tiveram bases nas Escrituras sagradas. Ao final da minha palestra, tive a oportunidade de conversar longamente com um casal, que contou-me suas dificuldades no casamento e que a palestra tinha sido muito esclarecedora a eles.

Se você quiser só ver as fotos clique aqui. Mas se você quiser baixá-las pro seu computador (33 MB) clique aqui

sábado, 20 de novembro de 2010

"Quando a tolerância é intolerante..."


Texto escrito pelo rev. Ageu Magalhães, no Blog "Resistência Protestante". Para ler este post no Blog original, clique aqui.

Ontem vários sites de notícias publicaram notas acusando a Universidade Presbiteriana Mackenzie de homofobia (UOL, Terra, Estadão, Yahoo).

Tudo começou quando, na semana passada, ativistas homossexuais encontraram na página da chancelaria do Mackenzie o posicionamento oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil sobre a prática do Aborto em nosso país e sobre a tentativa de criminalização da homofobia. O manifesto da IPB está disponível aqui.

Vendo a repercussão da mídia, a assessoria de imprensa do Mackenzie publicou a seguinte nota:

"O Mackenzie se posiciona contra qualquer tipo de violência e discriminação feitas ao ser humano, como também se posiciona contra qualquer tentativa de se tolher a liberdade de consciência e de expressão garantidas pela Constituição."

A repercussão continua e as notícias agora dão conta de grupos homossexuais se organizando para fazerem uma passeata na próxima semana dentro do Mackenzie. Sobre tudo isto eu gostaria de levantar alguns pontos:

1. Sou aluno do Mackenzie e nunca vi qualquer restrição ou discriminação contra alunos homossexuais.

2. A tolerância não pode ser uma via de mão única. Os homossexuais (quem têm como bandeira a tolerância) deveriam exercitar a tolerância respeitando opiniões diferentes das deles.

3. A liberdade de expressão é um direito humano fundamental consagrado e garantido pela Constituição Federal do Brasil: Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias. IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

4. A Universidade Presbiteriana Mackenzie tem como Mantenedora a Igreja Presbiteriana do Brasil, igreja cristã, evangélica, de tradição reformada, presente no Brasil desde 1859 e no mundo desde 1560.

5. A Igreja Presbiteriana do Brasil tem como regra de fé e prática a Bíblia, e é a própria Bíblia quem aponta a prática homossexual como pecado: "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação" (Levítico 18.22) e "Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro." (Romanos 1.26,27).

6. O termo "homofobia" tem sido definido como "ódio ou medo de homossexuais". Se esta definição está correta nenhum cristão verdadeiro pode ser considerado homofóbico. A Bíblia nos ensina a amar ao nosso próximo como a nós mesmos e nossas igrejas não fecham as portas para os homossexuais. Desta forma, é injusto colocar aqueles que, por motivos religiosos, não concordam com a prática homossexual no mesmo patamar de grupos violentos que saem à procura de homossexuais para atentarem contra suas vidas.

7. Se, por causa desta divergência de opinião, os ativistas homossexuais pretendem processar o Mackenzie devem se preparar para processar também a IPB, as igrejas evangélicas de todo o país, a Igreja Católica Apostólica Romana, a Congregação Judaica do Brasil, a Federação Islâmica Brasileira e, em última instância, a própria Bíblia.

8. Há décadas os evangélicos são alvo de piadas, ridicularizações e comentários maldosos. Onde estão nossos defensores? Os evangélicos já processaram alguém por causa disto?

Termino citando Gene Edward Veith, Jr:

"O pós-modernismo enfatiza a tolerância, o pluralismo e o multiculturalismo, mas quando exclui todas as crenças, torna todas as culturas triviais e não tolera nenhuma..." (Tempos Pós-Modernos, pág. 79).

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ganhei um parceiro de Wii!

Atenção: Este post é proibido para menores de 18 anos, por conter nudez frontal!

Hoje, dia 26 de outubro de 2010, fomos ao laboratório fazer o terceiro ultrasom. De modo geral foi igual a todos os outros: eu babei, Talita chorou e o bebê se mexeu durante todo o exame mais que o Michael Jackson dançando Thriller.

A diferença é que hoje pudemos saber o sexo dele: sem dúvida nenhuma é um menino! Deu pra ver perfeitamente, já que o rapazinho colaborou abrindo a perna mostrando a todos da sala as suas "vergonhas". E que me desculpem as senhoras e os mais puritanos que leem este blog, mas a foto ao lado é do bingolim do meu filho.

De resto, o médico fez as medições rotineiras e os resultados são os seguintes: peso 510 gr. (aprox.) e 28 cm de altura para uma idade gestacional de 22 semanas e 3 dias (cinco meses e meio).

O médico disse-nos também que pelo que ele viu, está tudo bem. Constam todos os órgãos do abdomem, todos os membros, boa formação craniana e no exame eu li que os "plexos coróides hiperecóicos estão homogêneos e com aspecto simétrico". O que é isso eu não sei, mas deve ser bom! rsrsrsrsrs!

Ver um ultrasom é sempre bom para o pai. Faz ele se sentir mais perto do filho, já que a mãe sente ele se mexendo tempo todo. Mas mais do que isto: faz-nos explodir em louvor a Deus pela obra das suas mãos. Bem disse o salmista:

"Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." (Sl 139. 13 e ss.)

Graças te damos Senhor. Uma vez mais!

sábado, 21 de agosto de 2010

Nosso filho foi promovido!


Terça feira última (17/08) fomos ao laboratório fazer o segundo ultrasom pra dar uma conferida no filhote. Como eu não pude ir na primeira vez, essa eu não perderia.

Médico entra, Talita deita na cama, gel gelado na barriga, ultrasom ligado e voilá! o bebê aparece no monitor... incrível, inimaginável, fantástico! Depois de medir o tamanho do nariz, da coluna, da cabeça e todo o resto, os exames mostraram que está tudo bem. Ele está com 12 semanas e crescendo. Logicamente que perguntamos o palpite do médico sobre o sexo. Ele disse que ainda não estava bem formada a região genital, mas ele acha que vai ser um menino. Pode até ser uma hipótese, mas já sonho com um parceiro pra jogar Wii!

Há duas semanas atrás ficamos sabendo que o bebê fora promovido de embrião para feto! esse é o meu garoto! Acima o novo feto da família Ferreira, uma pequenina parte do ultrasom que eu editei. O barulho do coração é sensacional.

O Senhor é bom, sua graça é infinita. Louvemos juntos ao Senhor!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Aos economistas que não leram o Salmo 127.3

O economista e consultor Mauro Halfeld, da Universidade Federal do Paraná, calculou a pedido da revista VEJA, que os pais de uma criança de classe média no Brasil vão gastar desde o nascimento da criança até os 22 anos de idade em média R$ 320.000 entre despesas como educação, moradia, alimentação, etc...

Caramba, Talita e eu estamos roubados... a não ser que ganhemos no Torpedão Premiado, vamos falir de vez. Àqueles que ainda não sabem, "estamos" grávidos de 2 meses. E cheios de expectativas para o futuro. Primeiro ela fez o exame de farmácia, e não me falou nada. Depois, pra confirmar, fez o exame de laboratório. Resultado: gravidíssima! Ontem (12/07) fez o primeiro ultrasom (foto acima). O bebê tem 8 milímetros, cabeça, coração batendo e cauda... heheheh! isso mesmo, cauda! Não tem sentido enjôos, tonturas, cólicas, nem desejos, do tipo comer caco de telha com com flã de jaca (ufa!)!

Ainda bem que quando olhamos para a Palavra de Deus, podemos ver que filhos não são despesas, são herança e vindas da parte do Senhor. Alegrem-se conosco e louvemos juntos ao Senhor! Aos poucos vamos atualizando as novidades!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O silêncio das vuvuzelas



Para quem está acompanhando a Copa 2010, sabe do que eu estou falando. Cristiano Ronaldo chiou, os torcedores nos estádios também, os que assistem aos jogos na TV também. São as vuvuzelas: cornetas de plástico que estão sendo vendidas nas portas dos estádios da África do Sul, que estão infernizando a vida de muita gente. Mas foi quando as emissoras de TV disseram que os seus sistemas de áudio de última geração não conseguiam competir com as buzinas de 3 dólares, aí a coisa ficou feia. A Fifa teve que se pronunciar. E o parecer final foi: as vuvuzelas ficam. “Fazem parte da cultura sul africana” foi a resposta. Ninguém pode calá-las, elas estão lá, perturbando, gritando, incomodando.

Dia 17 de junho, porém elas se calaram. A África do Sul jogava contra o Uruguai e já estava 1 a 0 pro time sul americano, quando aos 30 minutos do 2º tempo Suaréz sofre falta na pequena área. Enquanto o craque uruguaio Fórlan se prepara pra cobrar o pênalti, é aí que o som das vuvuzelas se torna mais ensurdecedor. Os sul africanos estufam o peito de ar e assopram a corneta o mais forte possível, a fim de desconcentrar o jogador do time adversário. Enganam-se. Fórlan corre para a bola, chuta e... GOL! Como que por um milagre, o som das cornetas silencia, sendo substituído apenas pelo berro dos torcedores da camiseta azul celeste.

O zunido incontrolável das vuvuzelas, apesar dos uruguaios, me fez lembrar os discípulos de Jesus na entrada triunfal em Jerusalém no relato de Lucas 19. O trecho conta que: “quando [Jesus] se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!” (vs. 37, 38). Sempre compondo a multidão, os fariseus querendo evitar distúrbios que perturbassem a paz , ou que pudessem provocar reações dos romanos dizem “Mestre, repreende os teus discípulos!” (vs. 39b). Mas Jesus lhes respondeu: “Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.” (vs. 40).

Jesus não poderia omitir a verdade. Anunciar o Cristo vivo antes de ser uma obrigação, é uma necessidade nossa. O imediato reflexo da salvação é a proclamação jubilosa. Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas! Ninguém pode calar a Igreja; nós sempre estaremos lá como vuvuzelas... perturbando, gritando, incomodando.

domingo, 16 de maio de 2010

Nos píncaros de Sampa: Eco UMP 2


Como disse no último post sobre o Eco UMP, são Paulo não é só asfalto, prédios, carros e stress. A apenas 30 minutos do centro (sem trânsito, é claro!) você pode chegar num dos locais mais legais da cidade, com uma das últimas reservas de Mata Atlântica em perímetro urbano que é o Pico do Jaraguá.

Lá foi realizado o II Eco UMP, uma programação da mocidade Betel, que promove comunhão e a possiblidade de conhecer alguns dos parques ecológicos da maior cidade do país. O dia foi f-a-n-t-á-s-t-i-c-o, com muito sol pra animar uma boa pelas trilhas íngremes.

Você pode ver as fotos clicando aqui. Para baixar um arquivo compactado (.rar) clique aqui.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Os últimos dias na Rua dos Crentes


Este texto foi publicado no boletim da Igreja Presbiteriana Betel no dia 11 de abril de 2010

Passear pela Conde de Sarzêdas em São Paulo, nem sempre é um dos exercícios mais agradáveis, mas sem dúvida é bastante esclarecedor àqueles que se esforçam em observar em que pé anda o evangelicalismo brasileiro.

Entre folhetos de missionários, bispos e pastores, tropeçando nas bancas de DVD pirata gospel e recusando mil convites para conhecer o ministério de tal cantor evangélico, estava a procura de um livro. Logo ao descer a rua, de longe vi um rapaz conversando com um homem de terno, com uma pasta debaixo do braço que logo reconheci como sendo pastor. Notei que a discussão estava se tornando um tanto “acalorada”, já que depois de um tempo, o rapaz empunhava o dedo na cara do pastor alegando que ele não tinha domínio próprio. O pastor até que se demonstrava calmo, a ponto de pedir que o rapaz fosse embora dali e o deixasse em paz. Pena que a paciência não durou! Enquanto a platéia se formava para ver o desfecho da discussão, o pastor sacou fora o paletó, largou a pasta no chão e partiu pra cima do rapaz já que os argumentos pareciam haver cessado. As pessoas ao redor, umas inertes, outras extasiadas e outras comovidas com a situação, separaram os dois e levaram o rapaz embora antes que eles trocassem tapas e socos. Não satisfeito, o pastor grita em alta voz: “vai te pra [...]!!!” Palavrão daqueles que só aprendi nos estádios de futebol. Dando de ombros pro acontecido, ouvi um rapaz ao meu lado comentar com o canto da boca: “os crentes são assim mesmo”. No mínimo lastimável.

O que pra nós nos causa espanto, já é lugar comum no meio evangélico. É bem verdade, que muitos cristãos ainda zelam pelo testemunho e igualmente buscam viver segundo o caráter de Cristo, já que são chamados cristãos. Mas já havíamos sido advertidos que isso aconteceria. Por volta do ano 60, o apóstolo sentencia: "nos últimos dias, [...] os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus" (II Tm 3. 1-3).

Por que a nossa surpresa quando essas coisas acontecem? A lista não é extensa o suficiente? E como o próprio texto adverte, os protagonistas de eventos desse tipo não estariam mais reservados aos estádios de futebol e aos botequins de esquina, mas entre aqueles que se dizem Igreja de Cristo. Pois “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder”. Eles falam em línguas, eles oram alto, eles curam e fazem milagres, mas não conseguem dominar-se. O apóstolo sentencia “foge também destes”.

Apesar do espetáculo triste, dos folhetos e dos cambistas, comprei o livro com um bom desconto. Valeu a pena, mas seguindo as instruções de Paulo, fugi de lá rapidinho.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Conferência Fiel para jovens


A Editora Fiel é reconhecida nacionalmente como uma das mais fiéis (pésssssimo trocadilho!) às verdades bíblicas, especialmente no que se refere à cosmovisão calvinista.

De 3 a 6 de junho, a Editora promove a sua Conferência para Jovens em Atibaia/SP na Estância da Palavra da Vida.

Vale a pena...

segunda-feira, 1 de março de 2010

Acampamento Betel


Como sabem amigos, já estou congregando há dois meses na IP Betel, na Zona Sul de SP. Tem sido muuuuuuito bom trabalhar lá; não só pela possibilidade de compartilhar a Palavra de Deus com as pessoas, mas também de aprender com os irmãos.

No feriado de Carnaval, como é de costume das igrejas, promovemos um acampamento para toda a igreja. Fui, e foi sensacional. As mensagens ficaram por conta do pr. Fernando, e do pr. Daniel Santos, Doutor em Antigo Testamento, que expôs o livro de Jó. Não pude aproveitar muito das mensagens porque estava responsável por dar os estudos para os pré-adolescentes... uma galerinha massa!

Pra quem quiser saber como foi, dê uma olhadinha no vídeo acima.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

EcoUMP

Para quem acha que em São Paulo só tem asfalto, prédios, carros e stress, saiba que está muito enganado. A capital também conta com muitas áreas arborizadas dentro da cidade. Uma delas é o Parque Villa-Lobos, na zona oeste da cidade, uma excelente opção de combate ao stress na maior cidade do país.

Foi lá que aconteceu o primeiro EcoUMP, uma programação da Mocidade da IP Betel, que estamos trabalhando desde o início deste ano. Foi um dia muito divertido tendo o Senhor nos abençoado com uma manhã ensolarada, ao contrário dos últimos dias de chuva.

Para os que não foram, meus pêsames. Aos que foram e querem as fotos, é só clicar aqui, baixar as fotos e socar no seu Orkut à vontade.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Seminário José Manoel da Conceição 2010


Boas notícias amigos!

Fui aprovado no Vestibular Unificado dos Seminários Presbiterianos, e optei por fazer o meu curso no Seminário José Manoel da Conceição, que fica na zona sul de SP. É o melhor dos Seminários da denominação (segundo avaliação da própria IPB), por contar com professores muito qualificados e pelo sua reconhecida exigência acadêmica. Para ver a lista dos aprovados, clique aqui (necessita Adobe Acrobat Reader).

Mas talvez alguns estejam se perguntando: seminário? de novo? por que voltar para o seminário depois do curso concluído na Palavra da Vida e no Mackenzie? Vou explicar:
A IPB, por valorizar a "pureza" doutrinária optou por exigir que os seus ministros só sejam ordenados se forem graduados por um seminário da denominação. Apesar da Palavra da Vida ser muito bem conceituada pela IPB, ainda alguns temas (que são periféricos, diga-se) ainda entram em divergência, como a Escatologia por exemplo.

Nem poderia eu ser ordenado por ter feito o curso no Mackenzie, já que esta instituição não é um seminário e sim uma faculdade teológica; ou seja, ela forma teólogos e não pastores. Algumas matérias que não são vistas na faculdade são contempladas no seminário. Por exemplo práxis pastoral.

Agradecemos a Deus por mais este presente. Espero servir ao Senhor da melhor maneira possível, me preparando ao máximo em prol da sua Igreja. Apesar de mim.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Formatura Mackenzie

Eu estava esperando a empresa que tirou as fotos da formatura entrar em contato, mas como eles dormiram no ponto, vou eu mesmo postar fotos.

Depois de um ano de muitas tarefas acadêmicas, agora posso dizer: sou formado em teologia. Dia 15 de janeiro foi a minha colação de grau no Mackenzie. Glórias ao Senhor por mais esse objetivo alcançado... A todos aqueles que me apoiaram neste processo todo, só posso agradecer de coração

Agora já posso ser preso que vou ficar em cela especial. Ufa! heheheheheh!

PS: Para ver todas as fotos, só clicar na imagem inicial deste post.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Notícias velhas!



2010 já chegou e 2009 é passado! E apesar de muitos pensarem o contrário, eu não abandonei este BLOG; estávamos apenas fechados para balanço...

Dentre muitas novidades, a maior delas é que eu não estou mais trabalhando na IPI Getsêmani, em Santos. Foi uma decisão difícil que tive que tomar, especialmente em virtude das pessoas amorosas que me acolheram por lá, e pelos amigos que fiz durante o ano passado. Alguns vão deixar muitas saudades! Posso elencar alguns motivos pelos quais tive que deixar a igreja em Santos:
1) A distância de SP era sempre prejudicial, pois eu demorava pelo menos duas horas e meia de casa até a igreja, todos os finais de semana;
2) Mudar para Santos, e resolver o problema da distância não era nada viável, já que teríamos que rescindir o contrato do aluguel aqui na capital e pagar uma multa;
3) Nos finais de semana que eu ia pra Santos eu tinha que deixar a Talita sozinha aqui em São Paulo, o que me deixava muito preocupado. Apenas uma duas vezes durante o ano passado inteiro ela pôde ir comigo pro litoral, já que ela está trabalhando no Outback.

Bom, em todo caso, eu já estou trabalhando em uma outra igreja aqui em SP a convite do pastor que é capelão do Mackenzie, o rev. Fernando Almeida. A IPB Betel que fica na Zona Sul de SP, próximo a Taboão da Serra, é uma igreja pequena, mas muito acolhedora. Eu estou novamente responsável pelos jovens da igreja, bem como dando uma força para os adolescentes. Sou professor da Escola Dominical, prego no culto público aos quintos domingos e também responsável pela EBF em julho. Estou bastante animado com tudo que Deus está fazendo através de nós.

Desde que comecei na Getsêmani, em Santos, sabia que ficaria lá por um ano e depois, se Deus assim quisesse, eu ficaria mais tempo. Não foi assim. Apesar de tudo, da saudade dos amigos e ter que deixar o ministério lá, Deus sabe o que está fazendo. Em todo tempo.