sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia do Mackenzie Voluntário - O Retorno


Ao invés de eu ficar falando, veja o vídeo. O cara alto e de barba sou eu
!

Queridos e amados amigos em todo Brasil. Nossas últimas notícias são animadoras pelo que Deus tem feito em nós, por nós e através de nós. Como prometi no último post, aqui vão notícias da viagem que fiz ao Mato Grosso do Sul, pelo Dia do Mackenzie Voluntário.

08/10 - Quinta: Saímos do Campus do Mackenzie São Paulo por volta das 21:00 com um ônibus quase lotado de alunos, pastores, seminaristas da Igreja Presbiteriana, professores e um dos capelães. Fomos em direção ao Mackenzie Tamboré, na Zona Oeste de SP, perto ao Alphaville, buscar outro grupo de pessoas. Lá o ônibus lotou de vez. Éramos por volta de 40 pessoas indo em direção à missão Caiuá.

09/10 - Sexta: Chegamos à Base da missão em Dourados por volta das 10:00, conhecemos o hospital da missão, e o hospital pediátrico, que cuida de crianças desnutriadas. Tomamos um café, e voltamos para o ônibus, em direção à Ponta Porã, fronteira com o Paraguai para deixar lá o grupo de alunos do Tambpré que faria um trablho em uma escola no Paraguai. Voltamos para o Brasil e desta vez fomos para Taquapery, próximo a Dourados, onde tem uma igreja e uma escola indígena. Ao todo viajamos por volta de 25 horas... haja paciência!

10/10 - Sábado: O dia começou bem cedo, pois às 5:30 já estávamos de pé arrumando as coisas para o Dia do Macknzie Voluntário. Depois de um a breve introdução com algumas autoridades, começamos as atividades: palestras sobre saúde bucal (com distribuição de escovas e pastas), emissão de CPFs, Carteira de identidade indígena, título de eleitor, corte de cabelo, atendimento básico de saúde, recreação e história para as crianças e no final da manhã um almoço para todos. Chutando baixo, para não exagerar, acho que tinha por volta de uns 1500 índios, e isso porque estava acontecendo um evento paralelo. Eu fiquei responsável pela recreação com as crianças. O dia terminou e eu estava p-o-d-r-e!

11/10 - Domingo: De manhã houve a Escola Dominical na Igreja Presbiteria a Indígena. Mais ou menos uns 200 índios fazem parte da Congregação. Eu dei aula para os adolescentes, com um rapaz traduzindo tudo para o Guarani Caiowá. Pegamos o pessoal que estava no Paraguai e partimos em viagem para São Paulo.

12/10 - Segunda: Chegamos em São Paulo umas 9:00 com um dia chuvoso e friorento... Como é bom estar em casa! rsrsrsrsrs!

sábado, 3 de outubro de 2009

Dia do Mackenzie Voluntário - Missão Caiuá (MS)


A Universidade Mackenzie todos os anos realiza um evento chamado Dia do Mackenzie Voluntário, que consiste em um envolvimento em ação social, realizado pelos alunos e por toda a comunidade mackenzista.

Como uma instituição confessional presbiteriana, a universidade não poderia deixar de apoiar algum projeto da IPB; e por isso foi organizada uma caravana que irá realizar um trabalho de ação social no Mato Grosso do Sul, próximo à cidade de Dourados, que dista mais ou menos 230 Km da capital Campo Grande. E eu estarei lá!

A Missão Caiuá, há mais de 80 anos atua no MS dando auxílio médico, educacional e odontológico, com mais de 400 funcionários, inclusive com um hospital próprio em Dourados. A missão atende não só aos índios Caiuá, mas também das etnias Guarani, Xavantes e Kadwéus que vivem do Oeste do MS ao Paraguai.

Vamos sair dia 9 de outubro às 20:00 do Campus da UPM e temos retorno marcado para o dia 12. Orem por esse projeto!

Na volta eu posto as fotos!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Expo Cristã 2009: Novos tempos, novos Templos!


Sexta-feira passada (11/09) tive o estalo de ir à Expo Cristã 2009, evento sediado no Center Norte aqui em Sampa, que reúne as denominações evangélicas do país. Fiquei assustado... Apesar de ter ocupado apenas um pavilhão do centro de exposições, o negócio era grande! Centenas de estandes, lotado de pessoas, quinquilharias, cantores, enfim... tudo que se possa imaginar, conhecer, vender ou comprar do mercado evangélico brasileiro. Mas não ache, querido leitor, que eu não esteja fazendo juízo de valor sobre este evento. Na verdade estou, e o meu juízo não é dos mais positivos. A verdade é que fui pra comprar livros. E como comprei! Boas livraria estavam lá representadas: a Fiel, a Vida Nova, a Chamada. Mas muita - eu disse: muita, muita, muita, muita - porcaria. Desde jóias, azeite de oliveiras do Getsêmani, até linguiças (teriam sido feitas das ovelhas de Israel?) e muitas outras tralhas ungidas e abençoadas pelos pastores e igrejas... se eu procurasse um pouco mais, quem sabe eu não encontraria um pedaço da cruz ou um crânio de João Batista... Tetzel daria uma risada no canto da boca, um abraço bem apertado enquanto dizia "Colega!" (clique aqui, se não entendeu a piada)

Fiquei pensando em Jesus entrando no templo. Virando mesas, chutando cercas, derrubando moedas, chicoteando cambistas... Por duas vezes o Senhor Jesus fez questão de limpar o templo (João 2:13-16; Mateus 21:12-13), berrando: A minha casa será chamada casa de oração. Vós porém a transformais em covis de salteadores!"

Vendo o tamanho dos estandes, onde a cada cinco três deles havia um cantor vendendo CDs, ou das igrejas com seus garotos propagandas (inclusive um pôster do Kaká bem grandão), fico pensando o que Jesus faria se ele entrasse lá na Expo.

Sinceramente acho que ele não agiria da mesma forma como há dois mil anos. Afinal, Deus não optou por morar em templos suntuosos feitos por mãos humanas, mas em seres humanos, obra das Suas próprias mãos (I Co 6. 19-20).

Mas que a igreja basileira merecia levar uma chibatadas bem dadas no lombo, merecia.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Volta às aulas

Aviso! este post está atrasado... era para estar aqui há uma semana!

Pois é, às aulas recomeçaram, e com uma semana de atraso. Tudo culpa dos porcos que ficaram gripados na Ásia. Essa globalização...

Como já era de se esperar, em menos de uma semana a minha vida transtornou-se completamente. Os professores não tiveram piedade e nos atolaram de trabalhos, leituras, resenhas e afins. Por falar em professores, não são mais os mesmos do 1º semestre. Eis a lista de matérias e docentes:

1) Estudo comparado das confissões: Uma análise comparativa das principais confissões protestantes. Incluindo a de Wetminister (lógico!), a Helvética, e a Belga, entre outras. O professor é o Ms. Christian Brially. Para saber mais indico o texto sobre o assunto que pode ser lido aqui

2) Psicologia da Religião: Não é psicologia ok? é uma abordagem do fenômeno religioso no ser humano. É ministrado pelo Ms. Pércio Ribeiro Gomes de Deus que é médico psiquiatra, mestre em Teologia e coordenador médico do DENARC (investigação de narcóticos em SP)

3) Patrística: É o estudo histórico-teológico dos pais da Igreja, entre eles Agostinho, Clemente, Atanásio, etc... O professor é nada menos que o Dr. Alderi Matos (foto no título do post), que é o historiador oficial da IPB.

4) Hermenêutica: esta coisa de nome complicado é o estudo da interpretação das escrituras. É ministrado pelo prof. Dr. Antônio José N. Filho que é doutor pelo Reformed Theological Seminary.

Sem falar do meu TCC que eu vai ser sobre Pornografia e juventude. Aliás, o que eu estou fazendo aqui escrevendo este post e não estou estudando?

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

SUPER PROMOÇÃO!

Opa! gostaram do título hein? pois é, a ERDOS está fazendo uma super promoção mesmo: livros das Editoras Vida Nova e Shedd com 40% de desconto.


Vale a pena! entre lá clicando aqui.


PS: Eu não ganho nada com essa propaganda viu? hehehe!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Acampamento ICEA 2009: O Retorno

Eram apenas 6:00 da manhã e eu milagrosamente já estava de pé. Mala pronta, copo de café no microondas, beijo na esposa, ônibus, metrô e ônibus e lá estava eu no aeroporto de Guarulhos. A Marginal Tietê colaborou e eu cheguei com 1 hora adiantado.

Chegando em Belém, no dia seguinte, nada de servir-se de comidinhas da mamãe ou de reclamar do calor, pois lá estava eu furando tábuas e preparando coisas pro acamps que começaria. No outro dia, toda galera da ICEA já no acampamento, afim de treinar a equipe antes dos acampantes chegarem.

E não demorou muito. Primeiro os adolescentes de 6 a 10 de julho, que chegaram em bando de 100 deles; a princípio tímidos, mas só dar trela que eles entram na dança. Depois as crianças de 11 a 15 de julho, que não precisam nem de trela que já estão dançando.

Foi um tempo precioso. Não posso descrever o quanto Deus me abençoa quando eu O sirvo. Que privilégio fazer parte deste ministério. Posso dizer que mais especialmente pelos amigos que cultivei e trabalhei junto. O cansaço, a rouquidão, as noites insones, tudo, tudo vale a pena quando um deles reconhece sua deficiência perante Deus e sua dependência de Cristo.

Voltando a São Paulo, dias depois: engarrafamento de 2 horas na Marginal, protesto dos ônibus fretados, frio de 12 graus... Que bom! está tudo em ordem como deixei!

PS: As fotos são poucas, mas são as que tenho. Depois vem mais! Clique aqui para vê-las

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Acampamento ICEA 2009

O Pará tem a terceira maior colônia japonesa no Brasil. A ICEA (Igreja Cristã Evangélica da Amazônia) todos os anos realiza uma acampamento para crianças e adolescentes nikkeis (descendentes de japoneses). Esse ano não será diferente. Todos os anos eu participo dando uma forcinha na programação com eles. Esse ano também não será diferente.

Sim, eu estou indo pra Belém, de volta a terrinha, dia 2 de julho, para trabalhar no acamps com essa igreja amada. Serão duas semanas de acampamento e mais uma semana de viagem missionária pelas comunidades ribeirinhas. O tema desse ano, conforme o cartaz aí em cima, será "Operação Resgate", focalizando logicamente a obra de Cristo. Fico feliz por mais um ano poder me envolver nesse ministério tão empolgante.

Volto no dia 24 de julho, e infelizmente terei que ficar todo esse tempão longe da Tita. Ela não vai comigo em virtude do trabalho... é uma pena, mas por enquanto vai ter que ser assim.

Sentado neste exato momento pra escrever este post, faz 15 graus agora em Sampa. Olhando para a previsão do tempo em Belém, a máxima é de 31 graus!!! O dobro... Ai, ai ai!

Pedidos de oração:
- Pela Talita que vai ficar em São Paulo;
- Pelas viagens de ida e vinda;
- Pelo acampamento em si (equipe, acampantes, preletores, etc...)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

E o semestre acaba em pizza

Bem como as festas em cantinas italianas, reuniões da máfia siciliana e CPI's no Congresso, o semestre no curso de Teologia acabou em pizza; literalmente. Ontem (16/06) alguns colegas meus de turma resolveram festejar o término das aulas numa pizzaria...

Creio que o maior motivo da alegria e do alívio, foi por que havíamos terminado de fazer a prova final de Antropologia Bíblica do rev. prof. Dr. Ms. ThM. Bs. Super Ultra Power Héber Carlos de Campos, o homem-forte da teologia na Ig. Presbiteriana.

Agora só faltam os relatórios de estágio, um último resumo e pronto; pronto para as féri... ops! pronto para dar início ao TCC.

Fico feliz por pelo menos ter chegado até aqui, sem ter apostatado! hehehe!

Para mais fotos dos colegas, clique aqui

terça-feira, 9 de junho de 2009

Andando por aí: A Bíblia em Lego

Pra que nasceu nos anos 80 e 90, poucos são os que não brincaram de LEGO e menos ainda são aqueles que não queriam ter alguns anos a menos, pra voltar a brincar com essas pecinhas que fazem desde carrinhos a cidades inteiras!

O brinquedo criado por um dinamarquês na década de 50, virou nas mãos do pastor americano Brendan Smith, cenários e personagens bíblicos. A idéia é criar uma forma divertida, mas ao mesmo tempo fiel, de ilustrar as histórias do Antigo e Novo Testamento. Apesar do sito ser todo em inglês, vale a pena uma visita.

As histórias de Moisés, Daniel e Jó são impagáveis...

Para ir para do site do The Brick Testament é só clicar aqui

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Tulipas, Talita, teologia e... João Calvino!

Como vocês devem estar acompanhando, em alguns lugares do Brasil as temperaturas têm caído. Final de semana passado, fez 11 graus aqui em SP! Frio é época de roupas pesadas, fondue, gripes e tulipas. TULIPAS!? Sim, tulipas. Passando por um supermercado, lembrei que a Tita a-d-o-r-a esta flor. Comprei na hora! E não resistindo, sucumbi à sua beleza e tirei umas boas fotos como esta no início do post.

Tulipas sempre, sempre me lembram os Cinco Pontos do Calvinismo. A associação é quase lógica pois em inglês, a primeira letra de cada um dos 5 postulados deste sistema bíblico, formam a palavra TULIP: Total depravity, Unconditional election, Limited atonement, Irresistible grace, Perseverance of saints (em português não dá certo. Snif!). Muitos desconhecem, mas os Cinco Pontos do Calvinismo nem foram formulados por Calvino, e sim por um grupo de reformadores que estava contrapondo uma heresia na Holanda, chamada Arminianismo (para ler mais sobre isso, clique aqui), durante o Sínodo de Dort (para baixar o documento do Sínodo de Dort clique aqui).

Aliás Calvino parece ser um dos reformadores mais mal interpretados. Já foi acusado de assasino, herege e até de fundador do capitalismo por causa do livro de Max Weber, "A ética protestante e os espírito do capitalismo". É uma pena porque os acusadores de Calvino quase nunca leram nenhuma das obras dele e muito menos Max Weber...

Esta semana está acontecendo o Encontro Brasileiro de Estudos em João Calvino no Mackenzie. Está sendo organizado pela Capelania da Universidade e como eu faço estágio lá fica aqui a dica. As palestras estão sendo transmitidas via web e para acompanhar, basta acompanhar os horários da programação. O link para ver as palestras estão na página inicial do Mackenzie.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Eu também trabalho - Parte 2

Na maioria das vezes que a palavra Igreja aparece no Novo Testamento, ela se refere a um grupo de pessoas. Nunca como um prédio, nunca como uma denomição, nunca como uma instituição nacional. Além disso, às vezes a Bíblia usa uma metáfora para comparar a igreja a alguma outra coisa. Por exemplo: uma família (Ef 2. 19), um corpo (I Co 12. 12-27), uma construção (I Co 3. 9), uma lavoura (I CO 3. 6-9) entre outras tantas (uma noiva, uma casa, etc).

O que o Espírito Santo quis nos indicar, é que cada uma dessas metáforas demonstra uma faceta da multiforme funcionalidade da Igreja de Cristo. Por isso, se ela refere-se à igreja como uma noiva, fala sobre sua santidade por exemplo...

O que mais me chama atenção em todas essas metáforas é que a maioria delas fala sobre a igreja como uma COMUNIDADE. Isso significa que não pode haver cristãos sem a comunhão com uma igreja local. Muitos acham que a fé cristã é uma coisa entre você e Deus certo? que você pode viver sem relacionar-se com outros irmãos certo? Errado! não, você não pode! leia mais sobre sobre esse assunto no texto de David Fiddes aqui (Igreja para quê?).

Desde que chegamos a São Paulo, procuramos uma igreja para congregarmos e servirmos com nossos dons. O Senhor Deus, soberanamente, nos direcionou a uma igreja em Santos, litoral sul de SP. Lá temos realizado um ministério com jovens, especialmente na área do ensino e pastoreio (duas coisas que não são distintas). Infelizmente Talita não pode estar com tanta frequência quanto gostaríamos, em virtude do emprego no Outback, mas temos orado sobre isso...

No feriadão do dia 1 de maio, houve o Acampamento da Mocidade em Itapecirica da Serra. Além deste evento, você pode conferir mais fotos do ministério em Santos clicando aqui

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cemitério: lugar de tristezas?

Esta semana foi marcada por dois acontecimentos: visita da minha mãe ao nosso "apertamento" e por uma visita ao Cemitério dos Protestantes no bairro da Consolação.

Não quero me estender muito sobre o quanto foi bom ter a mamãe aqui em casa. Por ela, e pelos inúmeros "quitutes" paraenses que ela trouxe na bagagem (valha-nos GOL!). Mas sim por essa visita.

Na foto eu apareço "lamentando" sobre o túmulo de Ashbel Green Simonton, o fundador do presbiterianismo no Brasil. Realmente eu estou fazendo palhaçada, mas fiquei feliz em conhecer onde está enterrado esse missionário que tanto fez pelo Reino de Deus no Brasil.

Simonton chegou ao Brasil em 1859, depois de ter cursado o seminário de Princeton e de ter ouvido um desafio missionário pelo rev. Charles Hodge. Organizou a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro (1862), fundou o jornal Imprensa Evangélica (1864), organizou o presbitério do Rio de Janeiro (1865), e fundou o Seminário Primitivo da IPB no Rio de Janeiro (1867). Faleceu 7 meses depois, vítima de febre amarela com 34 anos. Fez o que fez em apenas 8 anos de ministério...

(pausa para engolirmos a seco!)

Todo cemitério parece ser lugar de tristeza e luto... mas na lápide do rev. Simonton está escrito em inglês: "na firme esperança da sua bendita ressurreição". Isso nã me parece ser triste.

Assim como, talvez não na lápide, mas no Livro da Vida, está escrita a esperança da nossa ressurreição, e de todos aqueles que dormiram em Cristo (I Co 15).

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Eu também trabalho - Parte 1

Bom alguns queridos amigos tem me zoado que eu só tenho postado fotos de passeios, compras e comilanças e que no final das contas só a Talita que trabalha! Apesar dela realmente estar trabalhando formalmente, eu não virei "dono de casa", nem tampouco estou "levando a vida na flauta" Então dividi este post em dois porque queria mostrar em dois albúns o ministério que faço durante e aos finais de semana.

De terça a sexta eu faço estágio na Capelania do Mackenzie no setor universitário, do campus São Paulo. Estou sob tutela do rev. Fernando, capelão, pastor de uma IPB na zona sul, marido, pai e nas horas vagas, motoqueiro... Tem sido um grande amigo e conselheiro.
Minha responsabilidade é basicamente acompanhar os grupos de alunos que se reúnem na capela, em vários horários e prestar um relatório das atividades. Também tenho dado uma força na secretaria, ajudando com os eventos que acontecem sob coordenação da capelania, como por exemplo o Simpósio de Darwinismo e o Encontro Brasileiro de Estudos em João Calvino. Enfim, é um grande ministério a ser feito, especialmente pelos alunos que precisam ouvir a respeito ou crescer no conhecimento de Cristo. Veja clicando aqui algumas fotos do Mackenzie.

No próximo post eu falo um pouco sobre o ministério aos finais de semana na IPI Getsêmani em Santos/SP

quinta-feira, 2 de abril de 2009

As tardes de São Paulo...


Muita, mas muita gente mesmo fala mal de São Paulo... Xingam a cidade por causa do trânsito, dos prédios, dos motoboys, da poluição, da falta de tempo, do custo de vida, etc. Tudo bem, em certo sentido eles tem razão! Mas por outro lado a cidade é fantástica pra se viver.Uma das nossas preocupações era a nossa adaptação, já que saímos dos campos verdejantes e bucólicos da PV-Norte, pra viver nesta selva de pedra! E o pior é que estamos gostando...

Estes dias fizemos alguns passeios pela cidade, nos seus principais pontos turísticos (MASP, Mercado Público Municipal, Av. Paulista, 25 de Março! hehehehe!) e queríamos compartilhar algumas fotos com vocês. É só clicar aqui para ver!

Um abraço a todos!

terça-feira, 24 de março de 2009

Tita & Outback


Não sei se todos já sabem, mas a Talita está trabalhando no Outback do Shopping Center Norte, zona Norte de SP. Outback é uma franquia de restaurantes muito famosa no sul e sudeste do Brasil, de comida australiana. A comida é d-e-l-i-c-i-o-s-a! mas também c-a-r-a p-r-a c-h-u-c-h-u! E isso é bom já que boa parte do salário dela vem dos 10% do serviço.

Foi de fato um presente de Deus esse emprego, já que o nosso "combalido" sustento, de fato não está completo e não supriria todas as nossas necessidades aqui em SP. É uma pena que em virtude do emprego, ela não esteja no ministério junto comigo, mas temos conversado sobre como ela pode influenciar (e já tem feito!) as outras pessoas com o testemunho de Cristo.

Semana passada, um pequeno mas incômodo acidente aconteceu: enquanto ela carregava alguns copos, um outro funcionário derrubou uma jarra nas mãos dela. Resultado: ela teve um corte abaixo do dedão e levou cinco pontinhos pra casa, mais cinco dias de dispensa. Não foi nada grave, mas tem que tomar antitetânica, fazer curativo, etc e tals...

Pedidos de oração:
- Pela rápida recuperação do ferimento;
- Por proteção constante de Deus, já que ela trabalha principamente à noite.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Parábolas modernas



Que me perdoem os escritores, filólogos, roteiristas, tipógrafos e amantes de sopa de letrinhas mas às vezes uma imagem vale mesmo mais que 1000 palavras. Este vídeo foi produzido por uma ONG americana chamada bluefishTV, que trabalha com mídia visual para igrejas.

Pra quem não entendeu o recado:

- O homem representa toda a humanidade sem Cristo
- O buraco representa a realidade do pecado no ser humano (
1 João 3:4; Rm 6. 23a)
- A impossibilidade do homem sair do buraco, representa a incapacidade do ser-humano de chegar-se a Deus por suas próprias forças, disposições, vontades (Is 59. 2; Jo 6. 44)
- Os outros que tentam tirar o homem do buraco, são as filosofias e religiões que não se baseiam em Cristo (II Tm 3. 1-9; II Pe 2.1)
- Cristo descendo ao buranco representa sua encarnação e humanidade (Fp 2. 5-8; II Jo 7)
- Pegar o homem e carregá-lo demonstra a obra de Cristo na cruz pelo pecador (I Co 15. 3; Cl 1. 20-23)


Simples né?

"ET, telefone, minha casa!" (ET, O Extraterrestre)


Desde antes de chegarmos em São Paulo, nossa maior preocupação era um lugar pra morar. Foi com incessantes ajudas e orações, de nossa parte e de outras pessoas, que estamos morando em Perdizes, zona Oeste de Sampa.

Enquato pesquisava apartamentos por este bairro, ouvi de várias pesssoas que o valor que tínhamos a disposição para aluguel + condomínio, era inviável por ser um bairro de alto padrão e perto do Centro (Mackenzie)...

Agradecemos ao Senhor por mais esta prova de Sua Misericórdia e providência!

Clique aqui para ver mais fotos do nosso apartamento...

quarta-feira, 18 de março de 2009

Tal como peregrinos??

“Tal como Peregrinos”??

Que raios de Blog é esse?

A primeira carta do apóstolo Pedro, aos irmãos em Cristo que estavam dispersos pela Ásia Menor (atual Turquia), no capítulo 2, versículo 11 diz: “Amados, exorto-vos, como forasteiros e peregrinos, que sois…” retrata a condição de estrangeiros daquelas pessoas que estavam fugindo da sua terra natal, sendo perseguidas por causa da sua fé em Cristo. Não somente isto; retrata também a condição de cada discípulo de Cristo enquanto estiverem vivos. Este não é o nosso lar(Jo 14.2), este não é o nosso mundo (Jo 17. 16). Errantes, estranhos, ETs. Somos todos de fato PEREGRINOS! (2 Pe 1. 14)

Este Blog tem por objetivo mostrar um pouco de como tem sido, e o que tem acontecido no nosso ministério. Onde quer que estivermos, seja em Belém, Porto Alegre, São Paulo… enfim, queremos fazer o nome de Jesus conhecido e seguido. Esta é nossa missão.

Até chegarmos em casa! (Ap 21. 1-7)