sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cemitério: lugar de tristezas?

Esta semana foi marcada por dois acontecimentos: visita da minha mãe ao nosso "apertamento" e por uma visita ao Cemitério dos Protestantes no bairro da Consolação.

Não quero me estender muito sobre o quanto foi bom ter a mamãe aqui em casa. Por ela, e pelos inúmeros "quitutes" paraenses que ela trouxe na bagagem (valha-nos GOL!). Mas sim por essa visita.

Na foto eu apareço "lamentando" sobre o túmulo de Ashbel Green Simonton, o fundador do presbiterianismo no Brasil. Realmente eu estou fazendo palhaçada, mas fiquei feliz em conhecer onde está enterrado esse missionário que tanto fez pelo Reino de Deus no Brasil.

Simonton chegou ao Brasil em 1859, depois de ter cursado o seminário de Princeton e de ter ouvido um desafio missionário pelo rev. Charles Hodge. Organizou a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro (1862), fundou o jornal Imprensa Evangélica (1864), organizou o presbitério do Rio de Janeiro (1865), e fundou o Seminário Primitivo da IPB no Rio de Janeiro (1867). Faleceu 7 meses depois, vítima de febre amarela com 34 anos. Fez o que fez em apenas 8 anos de ministério...

(pausa para engolirmos a seco!)

Todo cemitério parece ser lugar de tristeza e luto... mas na lápide do rev. Simonton está escrito em inglês: "na firme esperança da sua bendita ressurreição". Isso nã me parece ser triste.

Assim como, talvez não na lápide, mas no Livro da Vida, está escrita a esperança da nossa ressurreição, e de todos aqueles que dormiram em Cristo (I Co 15).

3 comentários:

União de Mocidade disse...

Que legal hein Cyro, não sabia da existência desse cemitério, é bom saber disso, ainda bem que existem os blogs!!
E sobre a tua mãe levar comidas tipicas, é coisa de paraense mesmo!! heheh, minha vó faz sempre isso quando vai pra Goiânia encontrar com meus tios e primos que moram lá.
Deus te abençoe e Talita tbm!!

p.s. Ele chegou em 1959 ou 1859? Todas as datas estão por volta de 1800.

Mariana Peralta

Gabriel disse...

Grande Cyro!!!

Bom, já ia te cornetar...mas nossa irmã acima já o fez quando manifestou o detalhe da data "1959".

Muito bom essa teu blog!

Que Deus lhe abençoe chico Bíblia! rsrsrsrs.

Anderson Regis

Cyro e Talita disse...

Opa! falha nossa já corrigida! Simonton chegou no Rio de Janeiro em 1859!
Valeu pelo comentário Mariana. Aliás, o Cemitério dos Protestantesna capital, não é nem o primeiro do Brasil. Os do interior do Estado, como o de Brotas por exemplo, são mais antigos ainda!
Abraços a todos