Como vocês devem estar acompanhando, em alguns lugares do Brasil as temperaturas têm caído. Final de semana passado, fez 11 graus aqui em SP! Frio é época de roupas pesadas, fondue, gripes e tulipas. TULIPAS!? Sim, tulipas. Passando por um supermercado, lembrei que a Tita a-d-o-r-a esta flor. Comprei na hora! E não resistindo, sucumbi à sua beleza e tirei umas boas fotos como esta no início do post.
Tulipas sempre, sempre me lembram os Cinco Pontos do Calvinismo. A associação é quase lógica pois em inglês, a primeira letra de cada um dos 5 postulados deste sistema bíblico, formam a palavra TULIP: Total depravity, Unconditional election, Limited atonement, Irresistible grace, Perseverance of saints (em português não dá certo. Snif!). Muitos desconhecem, mas os Cinco Pontos do Calvinismo nem foram formulados por Calvino, e sim por um grupo de reformadores que estava contrapondo uma heresia na Holanda, chamada Arminianismo (para ler mais sobre isso, clique aqui), durante o Sínodo de Dort (para baixar o documento do Sínodo de Dort clique aqui).
Aliás Calvino parece ser um dos reformadores mais mal interpretados. Já foi acusado de assasino, herege e até de fundador do capitalismo por causa do livro de Max Weber, "A ética protestante e os espírito do capitalismo". É uma pena porque os acusadores de Calvino quase nunca leram nenhuma das obras dele e muito menos Max Weber...
Esta semana está acontecendo o Encontro Brasileiro de Estudos em João Calvino no Mackenzie. Está sendo organizado pela Capelania da Universidade e como eu faço estágio lá fica aqui a dica. As palestras estão sendo transmitidas via web e para acompanhar, basta acompanhar os horários da programação. O link para ver as palestras estão na página inicial do Mackenzie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário